quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ganhei!
Participei de uma promoçõ do site Omelete e ganhei dois ingressos para a pré-estréia de Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Só de ouvir falar de uma nova produção, com direção de Tim Burton e estrelada por Johnny Depp, já fiquei com água na boca. Devia ter pesquisado mais sobre a produção antes. Mas, num impulso cinéfilo, participei da promoção e ganhei os ingressos, ainda com direito à pipoca e refri.

Meu irmão e eu estávamos todo contentes, muito bem acomodados nas poltronas do cinema, abocanhando nossa pipoca grátis e ansiosos pelo inicio do filme quando, logo na primeira imagem, bateu-me certo arrependimento.

O filme é um musical. Eu não sabia.

Sempre odiei musicais, desde quando eu era pequeno e ficava estatelado diante da TV assistindo de tudo, até a turma do Gasparzinho. Odiava quando aparecia um personagem qualquer e dizia: “Agora vamos cantar juntos, é só seguir a bolinha”, e começava a cantoria. Para mim era a hora de desligar a TV.

Dos poucos musicais que assisti até o fim, raros merecem minha pessoal aprovação. Adorei “Blues Brothers, os irmãos cara-de-pau”, gostei de “Chicago”, tenho nostalgia por “Sete noivas para sete irmãos”, nunca consegui assisir “Dançando na chuva” sem dormir em algumas partes e desliguei o DVD após 5 minutos de “Moulin Rouge”.

E lá estava eu diante de duas horas de cantoria.

Trata-se de uma adaptação do musical de mesmo nome de Stephen Sondheim. A estrela principal, interpretando o Barbeiro sedento por vingança do título, é Johnny Depp. Realmente num visual cadavérico e numa bela interpretação. O Cara canta!
O filme conta ainda com Helena Bonham Carter, esposa de Tim Burton, cujo visual lembrou-me muito sua atuação como Belatriz Lestrange no ultimo Harry Potter. Alias, recordei muito do Harry Potter pois o prof. Snape (Alan Rickman) também está lá, como o juiz malvado da cidade, e o roedor Peter Pettigrew (Timothy Spall) está numa excelente interpretação como o bedel.
Sacha Baron Cohen (o eterno Borat) também rouba cenas como o barbeiro rival de Sweeney Todd.

Tim Burton se supera em muitos aspectos neste musical. O visual gótico-dark é impressionante. Há um festival de gargantas cortadas, jugulares esguichando sangue, humor negro, ironia e canibalismo. Mas o pior de tudo é o tédio.
Em certos momentos o tédio é mais aterrorizador do que a navalha de Mr. Todd.

Eu gosto dos filmes do Tim. Adorei "Eduard mãos de Tesoura", "O cavalheiro sem cabeça", "Peixe Grande", as animações, e até "Marte-Ataca", que muita gente criticou, agradou-me com seu humor negro e sua ironia. Exceções às suas produções, só nas refilmagens "Planeta dos Macacos" e "A Fantástica Fábrica de Chocolates", que me parecem simplesmente desnecessárias e jamais superariam os originais. Adoro os UmpaDumpa de cabelos verdes e a interpretação de Gene Wilder como Willy Wonca da produção original.

Enfim, recomendo Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet somente para os fãs fervorosos de Tim Burton e de Johnny Depp, e, é claro, para aqueles que tem estômago para duas horas de canções chatas e sem ritmo, regadas a muito sangue. Podia rolar uma dança dos cadáveres a lá Michael Jackson. Mas não rola. É Chato mesmo.

Mais sobre Tim Burton?! Assista Vincent, um curta genial:
http://www.youtube.com/watch?v=fxQcBKUPm8o