sábado, 26 de janeiro de 2008

Noite passada assisti “O Signo da Cidade”.
Uma ótima produção nacional, bem família, com roteiro, atuação e produção de Bruna Lombardi, direção e produção de Carlos Alberto Riccelli e atuação do filho do casal, Kim Riccelli.
Realmente, acima da média. Ótimas atuações dos veteranos Juca de Oliveira e Eva Vilma. Fotografia primorosa e um enredo dramático sem ser chato.
Críticas? Talvez a atuação de Denise Fraga. Nem sempre atores de TV funcionam bem no cinema né.
Perfeita a iniciativa de presentear São Paulo, no dia do aniversário da cidade, com uma estréia dessas a R$1,00. É claro também uma genial jogada de marketing. O brasileio ainda tem resistência às produções nacionais. Mas quem recusa um filme a R$1,00?!?
Se o filme for bom, o boca a boca faz o resto.
No caso de “O Signo da Cidade”, realmente o filme é ótimo.
Recomendo.

Mais informações:

http://www.osignodacidade.com.br
Van Dame, o Predador: A Lenda

Há duas noites eu estava sem fazer nada, deitado na rede em frente a TV, trocando canais a esmo, quando detive-me frente ao FX, onde passava Predador, o primeiro, com o Arnould e seus amigos fugindo do caçador de troféus alienígena.
Uns dias antes, numa mesa de bar, lembro-me de debater com meus amigos sobre a participação de Jean Cloude Van Dame nesse filme, travestido no próprio Predador. Parece consenso e todo mundo sabe que o Van Dame fazia o Predador.
Bem, o filme já estava da metade para o final. Resolvi assistir até os créditos exatamente para comprovar a lenda.
Nós créditos finais verifiquei, um a um, o nome dos artistas e de seus personagens, quando finalmente surgiu na tela:

Kevin Peter Hall as The Predator

O que!? Mas Como??? O bicho não era o Van Dame?!?


Imediatamente corri para a rede (a outra) para pesquisar o assunto. Na Wikipédia e em outros sites descobri que o Van Dame realmente chegou a vestir a fantasia de caçador alienígena, mas não foi adiante nas filmagens. Para sua declinação do papel existem duas teorias.
A primeira diz que, quando o ator e lutador belga descobriu que seu nome não iria figurar nos créditos iniciais do filme, ele mesmo abrira mão do papel, desistindo do projeto.
A outra, mais confiável na minha opinião, aponta que quando o belga já estava até trajado como o bicho, os produtores se deram conta de que todos os outros atores, os soldados que seriam caçados pelo predador, eram mais altos que a fera. Ou seja, as presas eram maiores que o predador. Temendo que esse fator desse um ar cômico para a película, os produtores substituíram o baixinho belga pelo dantesco (2,20m de altura) Kevin Peter Hall. O gigante do ébano faz ainda uma figuração no final do filme como um dos co-pilotos do helicóptero que resgata Arnould no fim do filme. O mesmo Kevin encarnaria novamente o caçador extraterrestre na continuação, Predador II, dessa vez caçando Danny Glover.

Impressionante não.

Mas continuei com minha pesquisa. Quem é Kevin Peter Hall??

Descobri que, entre outras participações em filmes de ficção, sempre trajado de monstro ou ET, o gigante negro participou de um seriado norte americano chamado Misfits Of Science que foi exibido aqui pela Globo na década de 80 com o nome de “Curto Circuito”. Alguem lembra disso???


Kevin era o Cientista grandalhão que, ao pressionar sua nuca, encolhia até o tamanho de um boneco Ken, da Barbie, por 14 minutos.

O seriado contava ainda com um fracassado rock star que tinha super velocidade e podia emitir raios elétricos, uma jovem telecinética vivida pela “amiga” Courteney Cox e um outro cientista presunçoso que não tinha nenhum poder.

Eu era moleque e não perdia um episódio dessa série. Eu via muita TV na época.

Enfim, Kevin Peter Hall teve um fim trágico. Vítima de um acidente de carro em 1990, sofreu transfusão com sangue contaminado, contraindo AIDS. Morreu em 1991, por complicações da doença, aos 35 anos de idade.

Curiosamente, ele também encarnou outro caçador teratológico no filme B Monster in the Closet (1987), o monstro do armário. Veja o Link:

http://www.youtube.com/watch?v=h-t4UmyyomE